![]() |
---|
Uso Consciente

A dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo de conexão de uma pessoa aos seus dispositivos eletrônicos; mas sim ao nível de perda de controle na vida real, trazendo prejuízos nos campos profissional, familiar, afetiva ou social.
Existem 5 dimensões que podem traduzir
os níveis de perda de controle:
3
Tolerância
Tempo dedicado e nível de controle que se tem dela. Gastam cada vez mais horas para buscar as mesmas sensações experimentadas antes. Perde o controle e substitui os programas reais do dia por maior tempo na tecnologia.
4
Abstinência e Efeitos
Quando não estão conectados ou não conseguem usar certos dispositivos ou aplicativos, tornam-se irritados, ansiosos e com medo, podendo gerar alterações no padrão do sono ou alimentação e ainda sinais de depressão.
5
Evidências de Conflitos
Quando o uso excessivo compromete as relações na vida real. Este é o momento em que percebem a evidência do problema, mas sentem-se incapazes de reduzir ou parar, podendo comprometer a educação, desempenho profissional e social.
2
Relevância
Importância que dá à necessidade de se conectar e usar dispositivos. Ocorre quando não consegue desligar o pensamento de forma que a tecnologia começa a dominar lentamente o comando da sua vida.
1
Excitação e Segurança
Tentativa de esquecer problemas pessoais, buscando a tecnologia como um meio melhor ou mais seguro. Primeiro indício normalmente mascarado com a falsa sensação de satisfação experimentada ao utilizar a tecnologia.
10 Passos para a Desintoxicação Digital:
Bom senso para que o uso das tecnologias não se torne abuso no cotidiano.
Fique atento às consequências físicas (privação de sono, dores na coluna, problemas de visão) e psicológicas (depressão, angústia, ansiedade) devido ao uso abusivo das tecnologias.
Dose o uso de tecnologias no cotidiano. Verifique se seu desempenho acadêmico, no trabalho, na fanília ou pessoal estão sendo prejudicados pelo uso abusivo das tecnologias.
Reflita sobre seus hábitos cotidianos e faça diferente.
Não troque atividades, compromissos ou encontros ao ar livre para ficar conectado às tecnologias.
Prefira uma vida social real à virtual. Escolha relacionamentos e amizades reais ao invés de virtuais.
Pratique exercícios físicos regularmente. Crie intervalos regulares durante o uso das tecnologias fazendo alongamentos.
Não abale o seu humor com publicações virtuais. Não acredite em tudo o que é postado e cuidado com o que você publica na internet.
Valorize suas relações pessoais, sociais e familiares. Não troque estas relações no dia a dia para ficar utilizando as tecnologias.
Jogue o lixo eletrônico no local correto. Pense no meio ambiente, recicle os aparelhos fora de uso e evite a troca frequente sem necessidade.
Dicas para o Uso Digital Consciente:
Ao dormir, deixe o celular desligado, no silencioso ou longe de seu alcance. O sonambulismo digital pode ser um sintoma de uso abusivo da tecnologia.
Silencie o celular durante as refeições. Respeite as pessoas que estão do seu lado, valorize o momento presente e privilegie as relações ao vivo.
Garanta a higienização com frequência do seu aparelho celular que passa por diferentes lugares e pelas mãos e bocas de diferentes pessoas. Cientistas alertam os riscos da falta de limpeza do aparelho celular que tem cerca de 10 vezes mais bactérias do que a sola de um sapato ou o dobro de bactérias de um banheiro.
Ao dormir, deixe o celular desligado, no silencioso ou longe de seu alcance. O sonambulismo digital pode ser um sintoma de uso abusivo da tecnologia.