Uso Consciente

A dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo de conexão de uma pessoa aos seus dispositivos eletrônicos; mas sim ao nível de perda de controle na vida real, trazendo prejuízos nos campos profissional, familiar, afetiva ou social.

 

Existem 5 dimensões que podem traduzir

os níveis de perda de controle:

3

Tolerância

Tempo dedicado e nível de controle que se tem dela. Gastam cada vez mais horas para buscar as mesmas sensações experimentadas antes. Perde o controle e substitui os programas reais do dia por maior tempo na tecnologia.

4

Abstinência e Efeitos

Quando não estão conectados ou não conseguem usar certos dispositivos ou aplicativos, tornam-se irritados, ansiosos e com medo, podendo gerar alterações no padrão do sono ou alimentação e ainda sinais de depressão.

5

Evidências de Conflitos

Quando o uso excessivo compromete as relações na vida real. Este é o momento em que percebem a evidência do problema, mas sentem-se incapazes de reduzir ou parar, podendo comprometer a educação, desempenho profissional e social.

2

Relevância

Importância que dá à necessidade de se conectar e usar dispositivos. Ocorre quando não consegue desligar o pensamento de forma que a tecnologia começa a dominar lentamente o comando da sua vida.

1

Excitação e Segurança

Tentativa de esquecer problemas pessoais, buscando a tecnologia como um meio melhor ou mais seguro. Primeiro indício normalmente mascarado com a falsa sensação de satisfação experimentada ao utilizar a tecnologia.

10 Passos para a Desintoxicação Digital:

 

Bom senso para que o uso das tecnologias não se torne abuso no cotidiano.

Fique atento às consequências físicas (privação de sono, dores na coluna, problemas de visão) e psicológicas (depressão, angústia, ansiedade) devido ao uso abusivo das tecnologias.

Dose o uso de tecnologias no cotidiano. Verifique se seu desempenho acadêmico, no trabalho, na fanília ou pessoal estão sendo prejudicados pelo uso abusivo das tecnologias.

Reflita sobre seus hábitos cotidianos e faça diferente.

Não troque atividades, compromissos ou encontros ao ar livre para ficar conectado às tecnologias.

Prefira uma vida social real à virtual. Escolha relacionamentos e amizades reais ao invés de virtuais.

Pratique exercícios físicos regularmente. Crie intervalos regulares durante o uso das tecnologias fazendo alongamentos.

Não abale o seu humor com publicações virtuais. Não acredite em tudo o que é postado e cuidado com o que você publica na internet.

Valorize suas relações pessoais, sociais e familiares. Não troque estas relações no dia a dia para ficar utilizando as tecnologias. 

Jogue o lixo eletrônico no local correto. Pense no meio ambiente, recicle os aparelhos fora de uso e evite a troca frequente sem necessidade.

Dicas para o Uso Digital Consciente:

1/10
 

Instituto Delete | 2014 | Todos os direitos reservados. | contato@institutodelete.com